EMPREENDEDORISMO
FRANQUIAS & NEGÓCIOS
Veja que tipo de franquia vale mais a pena, quais os prós e contras de cada modelo de negócio, e os pontos a considerar especialmente nesse segmento de mercado.
por Leandro Lead
14/06/2021 – Atualizado há 6 horas
Primeiro precisamos entender que existem basicamente 3 tipos de franquias deste segmento, as franquias que fazem apenas entregas e coletas de pedidos e produtos, as franquias que são chamadas marketplace, que são aquelas que vendem produtos pelo aplicativo, e também cuidam das entregas, estilo Ifood e Rappi, e por último as franquias em você vende para estabelecimentos comerciais sistemas de delivery.
Esta última não vamos mencionar nesse artigo, por estar um pouco fora do foco nesse momento.
Vamos fazer um breve comparativo dos dois primeiros modelos de negócios, bem como apontar os 4 pontos para serem levados em contato ao adquirir tanto uma franquia estilo marketplace, quanto uma franquia apenas de entregas.
Necessariamente um modelo de franquia não é melhor do que o outro, mas cada um tem suas características, que vão fazer dele melhor ou pior para o seu estilo, conhecimento de mercado e habilidades.
É importante entender a maneira como a operação ganha dinheiro, para ver se isso está de acordo com suas habilidades e desejos. Em alguns franquias você ganha comissão sobre as vendas, facilitando mais se você tiver m perfil comercial, outra franquias você ganha a cada corrida realizada pelo motoboy, ou estabelecimento, nesse caso é mais fácil para você que possui um perfil de suporte ou de boa comunicação interpessoal.
Ganho por estabelecimentos e motoboys:
Algumas franquias cobram para que os estabelecimentos usem o sistema, e também para os entregadores receberem a corrida e faturem, isso é bom pois você consegue ganhar nas duas pontas, porém pode ser um pouco mais dificil conseguir estabelecimentos, pois eles terão que obrigatoriamente fazer o custo se pagar.
Ganho apenas por estabelecimentos:
Quando a franquia ganha para implantar o sistema, e cobra também uma taxa mensal para o uso, nesse caso geralmente ela não trabalha com entregadores, somente com estabelecimentos comercias, no modelo recorrente.
Ganho apenas por motoboys:
Nesse modelo de negócio a franquia ganha somente do motoboy, seja por corrida, ou seja por um pagamento semanal para o entregador ficar ativo e receber corridas.
Essa cobrança pode funcionar de 2 maneiras, por porcentagem a cada corrida que o entregador faz, assim o entregador só é cobrando quando realiza corridas.
Outra maneira é cobrar um valor fixo por semana para o entregador fazer corridas a vontade.
Franquias que trabalham com entregas possuem motoboys que podem levar a maquininha para o cliente final pagar, ou mesmo pegar o dinheiro com ele.
Acreditamos que um bom modelo de negócio é onde você pode faturar de várias maneiras, e onde a marca franqueadora está sempre em desenvolvimento.
A melhor opção para se ter um baixo custo fixo e uma boa rentabilidade são as franquias home office, onde você pode tocar o negócio de casa, e até mesmo de outra cidade, assim você economiza com pessoas, aluguel e equipamentos.
Porém além da taxa de franquia é importante entender quais outros custos você terá mês a mês na operação, listamos alguns abaixo para você analisar se a franquia que você está buscando possui.
Tratando da forma como a franqueadora cobra taxas mensais, é importante salientar que algumas cobram taxas fixas independendo do tamanho da sua franquia, e independente do seu faturamento.
Outras cobram taxas graduais de acordo com o crescimento e desenvolvimento do seu negócio, facilitando muito o começo e o desenvolvimento. A Juma Entregas atual muito bem nesse modelo de cobranças graduais, exatamente para o franqueado ficar mais tranquilo.
Um dos pontos mais importantes quando for escolher uma franquia de entregas e logística é analisar como é o sistema da empresa. Se é funcional, se é eficiente, se tem aplicativo etc, porém o mais importante é saber de quanto em quanto tempo esse sistema é atualizado e melhorado.
O mercado muda muito rápido, e as necessidades muitas vezes mudam a cada 6 meses, por isso se um sistema não se adapta de maneira rápida e não busca melhorar mês a mês, ele está com os dias contados.
“Aqui na Juma Entregas temos programadores focado em melhorar nosso aplicativo e sistema de entregas, e já tivemos muitas melhorias em nosso sistema, e ainda temos uma lista de melhorias que colhemos com nossos franqueados.”
Andreia é Gestora de Franquias na Juma Entregas e conta que o processo de melhoria no sistema é continuo, toda semana tem alguma novidade no sistema, ela também é responsável pelo contato direto com o franqueado, assim consegue intermediar entre a melhoria do sistema e o franqueado.
Andréia é Gestora de Franquias na Juma Entregas, ela é responsável por dar treinamentos, cuidar do crescimento das franquias e por dar todo suporte aos franqueados.
Algumas franquias pelo mercado não cobram taxa de marketing ou publicidade, mas também não fazem nada para o franqueados ter clientes, além do treinamento. Já outras franquias dão todo o suporte de marketing e cobram taxas por isso.
Entenda qual o papel do marketing na franquia, quanto ele cobra, e o que ele faz exatamente, para você poder saber onde está andando, afinal de contas, hoje é praticamente impossível crescer sem estar nas redes sociais, com conteúdos e criando valor para os clientes.
Você pode conseguir clientes prospectando, indo visitar empresas, mandando mensagem e etc, porém não se compara a fazer campanhas nas redes sociais com impulsionamentos, onde o retorno é mais rápido e você economiza tempo e esforço.
Opte por franquias que te deem suporte de marketing, caso contrário você terá que buscar uma agência ou profissional para fazer o marketing, e pode acabar tendo mais trabalho e menos resultados.
10/06/2021 – Atualizado há 2 horas
Oportunidade do ano
Juma Entregas já está presente em mais de 30 cidades e vem crescendo com um modelo de negócio inovador.
Há 1 hora – Em Negócios
Oportunidade do ano
A Juma Entregas é um modelo de negócios onde o franqueado ganha dinheiro a cada corrida realizada na cidade ou a cada motoboy cadastrado.
Há 1 hora – Em Negócios
Especialistas mostram quais os principais pontos a serem considerados na hora de comprar uma franquia, o que prestar atenção e o que avaliar. Confira na integra.
Há 2 dias – Em Negócios
Especialistas mostram quais os principais pontos a serem considerados na hora de comprar uma franquia, o que prestar atenção e o que avaliar. Confira na integra
Há 3 dias – Em Franquias
EMPREENDEDORISMO