EMPREENDEDORISMO
FRANQUIAS & NEGÓCIOS
Especialistas mostram quais os principais pontos a serem considerados na hora de comprar uma franquia, o que prestar atenção e o que avaliar. Confira na integra.
por Bruna Baseggio
10/06/2021 – Atualizado há 2 horas
Comprar uma franquia tem se tornado o negócio do momento e atraído muitos empresários a pensar sobre o assunto e decidir entre abrir um negócio com temática própria ou investir em uma marca de sucesso e já conhecida e estruturada no mercado.
O setor de franquias já se consolidou como um dos mais sólidos e lucrativos do país.
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou mais de R$ 186 bilhões em 2019 em 2,8 mil redes, com um crescimento de 6,9% em relação ao ano anterior.
Veja abaixo 10 dicas preparadas por nosso time com mais de 10 anos de experiência em franquias. A última é a melhor dica.
Todo cuidado é pouco. Antes de concluir a transação, saia a campo e busque por outros franqueados da mesma empresa, e se possível fale com ex-franqueados também.
Investigue o suporte da franqueadora para com os parceiros, se o diálogo é franco. Enfim, que o prometido é mesmo aquilo que, depois, se entrega. É pelos franqueados que você terá o maior termômetro se esse é um negócio para você ou não.
As franqueadoras são obrigadas a fornecer o contato dos atuais franqueados e dos ex-franqueados, então é sua hora de tirar a prova real.
Hoje com um computador e acesso a internet é possível fazer um trabalho totalmente remoto, tendo uma franquia até mesmo em outra cidade.
De acordo com a lei que rege o mercado de franchising no país, a empresa deve disponibilizar ao interessado a Circular de Ofertas de Franquias (COF) pelo menos dez dias antes de o negócio ser fechado. Leia a COF e a lei de franquias. A circular traz as regras do jogo, definindo o papel das partes. É o raio-x da empresa.
Só vale comprar uma franquia se você estiver completamente seguro de que o “pacote” do franqueador contém todos os ingredientes necessários para ter sucesso no negócio, além do seu empenho pessoal. Para avaliar a natureza do negócio e entender melhor a COF e o contrato de franquia, procure a assessoria de um advogado ou empresa especializada.
E não tenha vergonha de questionar qualquer ponto que você tenha dúvidas ou não concorde na COF, dependendo da franquia isso pode ser negociado.
Esse conteúdo foi pensado exatamente em você que está buscando uma franquia para comprar ainda esse mês.
As vezes uma franquia é muito boa em uma região do país, mas em sua região pode ser totalmente diferente, pois podem ter outros concorrentes, outros hábitos de consumo e etc.
A diretora-geral do Grupo Bittencourt, especializado em consultoria sobre franquias, Claudia Bittencourt chama a atenção dos investidores para questões sobre regiões de atuação e planos de expansão.
Na sua visão, o empreendedor deve estudar bem as regiões onde pretende atuar para ter um bom espaço de mercado, já que vai contratar uma franquia que tem muitas unidades. “Ele deve escolher bem a cidade onde vai trabalhar em função das outras unidades. As empresas têm um plano de regionalização, mas o franqueado têm que ter a visão total da área onde estará”, finaliza.
Franquias home office são tendências e tem maior taxa de lucratividade, e são uma boa opção para ter contato com a família.
Pergunte qual o suporte oferecido e se já está incluso no valor da franquia, verifique em detalhes se após a venda o franqueado terá suporte nas operações, marketing, vendas e finanças da franquia.
Um fator de escolha pela franquia é a justamente o fato dela vir formatada, com maior possibilidade de sucesso e menos custos com aprendizado na realização dos processos operacionais.
A maioria das franquias da vem com todo o treinamento para o franqueado incluso, porém é necessário entender como funciona na prática esse treinamento, se é gravado, presencial ou online, e quais os custos.
Atualmente os investimentos em redes sociais estão tão grandes, quanto os anúncios em TV e meios tradicionais, e quem sabe trabalhar bem o marketing empresarial consegue gerar boas oportunidades de faturamento.
Algumas franquias cobram taxa de publicidade, outras franquias não cobram nada mas embutem o valor nos royalties, é necessário analisar detalhadamente esses pontos, pois são gastos a mais no investimento.
Segundo Leandro Lead, Diretor de Marketing da Juma Entregas, , franquia de logística e delivery, o marketing tem papel primordial no crescimento de uma franquia.
“Aqui na Juma Entregas fazemos todo o marketing do franqueado, desde as artes, até as campanhas nas redes sociais, e conseguimos ajudar muito os franqueados, e faze-los na operação e no crescimento do negócio.”
Veja se a franquia faz o marketing do franqueado ou se o próprio franqueado que irá precisar buscar e desenvolver o próprio marketing com agências ou terceiros.
Esse é um dos principais erros de franqueados, pois apostam tudo em uma franquia, e após 1 ou 2 meses já quererem ter um resultado exponencial que pague todos os custos e pró-labore, e acabam ficando com a corda no pescoço.
Você deve entender a importância do capital de giro, que é um recurso para bancar a operação enquanto o negócio não se paga. O ideal é ter 50% a mais do investimento inicial para bancar a operação até o ponto de equilíbrio, que é quando a receita se iguala às despesas.
Segundo a ABF, nenhum negócio começa faturando com todo o seu potencial. Até lá, é preciso colocar capital na operação, além do que você já gastou no investimento inicial.
Para Edina silva, 29, comprar uma franquia foi uma das melhoras escolhas dela, o suporte e a experiência da franqueados foram primordiais.
Geralmente as franquias mostram o preço das taxas de franquia, o que dá acesso a franquia, porém além disso é necessário avaliar quais os outros custos com operação, royalties, taxas de publicidade, material, equipamento e etc.
Algumas franquias colocam a taxa de franquia barata, porém quando o franqueado vai conhecer as taxas ele percebe que tem outros gastos que acabam encarecendo o negócio.
Taxa de franquia mais barata ou mais cara não quer dizer muita coisa, é importante entender o faturamento, projeção, lucro e demais gastos.
Franquias mais novas tem um potencial muito maior de crescimento do que franquias já consolidadas no mercado, isso é importante para entender onde a marca pode chegar.
Comprar uma franquia que ainda está em crescimento é uma oportunidade de ser pioneiro na sua região, ou no segmento da franquia.
Um exemplo é a franquia Juma Entregas, que conecta estabelecimentos comerciais a entregadores, através de um aplicativo, muitas cidades nem possuem empresas que fazem esse serviço, o que pode ser uma excelente oportunidade de nadar em um oceano azul.
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Juma Entregas já está presente em mais de 30 cidades e vem crescendo com um modelo de negócio inovador.
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Oportunidade do ano
A Juma Entregas é um modelo de negócios onde o franqueado ganha dinheiro a cada corrida realizada na cidade ou a cada motoboy cadastrado.
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