Loja física x Loja online: Não abra um negócio antes de saber essas 6 coisas.

Tempo de leitura: 5 minutos.

Talvez, essa seja uma das principais dúvidas da maioria dos empreendedores e de pessoas que pretendem empreender: abrir um negócio online ou físico? 

Não existe uma resposta absoluta para essa questão. Tudo depende do seu nicho e da sua estratégia de crescimento.

Porém, não se pode negar que o comércio eletrônico teve um forte crescimento nesses últimos anos. Esse crescimento se acentuou mais ainda com a pandemia.

Por isso, se você já tem ou pretende abrir um negócio, leia esse artigo até o final para saber as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Loja física

Como dito anteriormente, a estratégia e o nicho de mercado determinam qual a estrutura mais interessante para escala  (grave bem essa palavra) do negócio.

Cada estrutura oferece vantagens e desvantagens que precisam ser administradas pelo empreendedor para que ele possa se adaptar ou traçar estratégias de crescimento.

Listamos alguns pontos positivos que favorecem  a loja física. A última é a mais importante de todas.

1. Negociação

A loja física tem uma vantagem atrativa para consumidores que buscam boas condições de compra – a possibilidade de negociar presencialmente condições de pagamento e parcelamento. Tudo isso de forma direta com o vendedor através de um diálogo “olho no olho”. 

Considerando que o ser humano tem a necessidade desse contato, essa se torna uma vantagem favorável para uma loja física.

2. Diversão

Para alguns clientes, realizar compras é mais que uma atividade simples, mas, um programa que se relaciona com outros como almoço, cinema e lanches. 

É por isso que várias pessoas preferem comprar nos shoppings centers, justamente porque podem relacionar essa atividade com outras interessantes. 

3. Atendimento

Outra vantagem da loja física é o atendimento.

Neste caso, o contato “olho no olho” oferecido pela loja física influencia na tomada de decisão do cliente.

O fato de o cliente conversar com o vendedor e expor suas necessidades e tirar suas dúvidas de forma presencial gera conexão e relacionamento que ajuda não só a primeira venda como a segunda, a terceira e assim por diante. 

4. Confiança

Existe sim uma quantidade de pessoas que não se sentem confortáveis em comprar na internet por medo de golpes, afinal, existem diversas lojas virtuais vendendo de tudo no mundo online.

Como a compra virtual exige dados pessoais e bancários, a loja física tem a vantagem da confiança, já que não há a necessidade de passar esses dados, bastando apenas o contato direto seguido do pagamento no caixa.

5. Entrega

Ao contrário do que acontece na loja virtual, nesse modelo o cliente não precisa esperar a entrega do produto, podendo levá-lo no momento da compra.  

Porém, mesmo sendo física, algumas lojas físicas contam com uma estrutura mínima online, possibilitando a venda remota
Neste caso, o empreendedor pode ter problemas com prazo de entrega. Por isso, é importante investir num serviço de entrega rápida e confiável que garanta a entrega do produto em perfeito estado e dentro do prazo.

Caso você tenha essa necessidade, clique aqui e saiba como podemos te ajudar.

6. Experiência

Como já demonstrado nos tópicos anteriores, somente na loja física o cliente tem a experiência completa do produto. Isso não só envolvendo o produto em si, como textura, tamanho, toque e sabor, mas, também, o cheiro.

Algumas lojas utilizam aromatizantes e ambientação com o objetivo de intensificar a experiência do cliente.

A intensificação das sensações somadas a todos os tópicos anteriores são vantagens que uma loja virtual não oferece. 

Porém, todas essas vantagens estão diretamente ligadas a alguns custos relativamente elevados, se comparadas a uma loja de estrutura online. 

Desvantagens

Para estruturar um negócio físico, é preciso comprar ou alugar um espaço físico que comporte as ferramentas de trabalho e as pessoas que irão te ajudar nessa jornada. 

Com isso, você assume os custos decorrentes do espaço físico, como aluguel, luz, energia, climatização,  telefone, IPTU, manutenção do ponto, perigo de assalto e necessidade de estoque no ponto. 

O custo pode aumentar ainda mais dependendo da localização. De nada adianta ter uma loja física bem instalada num ponto ruim. Por isso, a loja física precisa estar num lugar com grande fluxo de pessoas que tenham o perfil de compra do produto que será ofertado. 

Além disso, existem os custos com publicidade para atrair as pessoas. Geralmente, as lojas físicas usam os meios tradicionais de divulgação, como panfletos  e outdoors em pontos estratégicos da cidade, rádio e tv.

Lembrando, que algumas marcas visando alavancar resultados e reduzir custos, adotam as duas estruturas (online e física) como forma de reforço recíproco .

Veja a lista com as 6 vantagens da loja online. 

Loja online

Essa estrutura é escolhida por empreendedores que querem um negócio mais enxuto, menos custoso, mais cômodo e dinâmico.

Esse modelo tem crescido rapidamente. Só em 2017, o e-commerce no Brasil teve um faturamento de  47,7 bilhões.

Segundo o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia, em 2020,  o e-commerce cresceu 73,88% em relação ao ano de 2019.

Segundo a XP, a expectativa de crescimento desse modelo é de 32% para o ano de 2021. 

Veja abaixo as 6 vantagens de um a loja online. A 5 e a 6 são o sonho de todo empreendedor.

1. Comodidade

Nesse modelo, o cliente tem a comodidade de comprar de qualquer lugar, bastando ter conexão com internet. 

Considerando o fato de a maioria das pessoas desejarem respostas imediatas devido ao tempo escasso, o autoatendimento, a escolha e o pagamento de diversos produtos com apenas alguns cliques tende a se tornar uma tendência.

2. Agilidade

Nas lojas virtuais o cliente não precisa enfrentar filas. Ele não precisa chamar vendedor ou outras pessoas para tirar suas dúvidas sobre o produto já que as informações já estão ali.

É possível ver as informações no próprio site, adicionar ao carrinho, pagar o produto e esperar chegar, tudo isso de forma rápida e sem sair de casa.

3. Disponibilidade

Outra vantagem em relação a loja física: a loja virtual tem 24h de disponibilidade. 

Enquanto a loja física costuma ter horário fixo, geralmente de 8h para funcionar, uma loja virtual tem disponibilidade a qualquer hora. Isso significa duas coisas muito interessantes: o cliente pode comprar em qualquer horário do dia, em qualquer dia da semana; Sua loja vende sem parar.

Esse modelo é vantajoso não só para seu negócio, como também para o cliente que pode comprar no momento em que decidir e precisar, com rapidez e comodidade.

4. Variedade

Com a loja virtual, é possível oferecer uma gama de produtos sem necessidade de o cliente se deslocar de casa, gastando tempo e dinheiro, para vê-los e, em alguns casos, sem necessidade de estoque.

Nisso, é possível transitar pela vitrine virtual, acessar diversas seções da loja com poucos cliques de forma cômoda e ágil.

5. Atendimento automatizado

Todas as empresas buscam se diferenciar através de vários recursos. Um deles é o atendimento.

Um atendimento rápido e eficiente não só fideliza os clientes, como, também, fortalece sua marca trazendo curiosos que comprarão de você posteriormente.

É possível criar um atendimento automatizado através de um script de vendas com base em processos padrões e respostas de dúvidas frequentes. 

Assim, seu negócio atende 24 horas durante 7 dias da semana qualquer pessoa que tenha interesse em comprar ou conhecer seu produto, não importa a hora ou o dia, aumentando ainda mais a lucratividade.

6. Baixo investimento e custo operacional

Para funcionar, não precisa de tudo que uma loja física precisa para operar.

Você não precisa de espaço físico ou de vários vendedores e atendentes para resolver dúvidas e receber pagamentos, bastando apenas um pequeno número de pessoas para auxiliar na estruturação online.

Basicamente, a estrutura online de um negócio é composta por site, página, plataforma e conteúdos.

O site, página e plataforma são os espaço para onde você leva as pessoas que comprarão seus produtos. 

Enquanto a loja física comporta as pessoas dentro de um espaço que possui limitação de atendimento, a loja virtual atende qualquer número sem limitação. 

O fato é que o custo operacional é baixíssimo se comparado aos possíveis resultados. Não é à toa que os negócios mais lucrativos estão no digital

Porém, existem algumas desvantagens.

A primeira delas é o produto. Como o cliente não teve contato direto com o produto, pode acontecer de ele se frustrar ao recebê-lo. 

Porém, isso pode ser evitado com informações precisas e imagens detalhadas.

Outra desvantagem é o atendimento. Às vezes, pode acontecer de o cliente não sanar sua dúvida apenas no site e precisar falar diretamente com um atendente online.

Por isso, é importante que você invista uma quantia num atendimento online, no qual a pessoa ficará responsável para resolver dúvidas mais específicas enquanto você se dedica a outras coisas. 

E por último, a entrega do produto no prazo certo pode ser uma desvantagem. Assim, é importante que a loja se comprometa em entregar no prazo certo, investindo num serviço de logística que seja rápido e seguro. 

Caso, ainda não tenha um serviço de entrega, cliquehttps://www.jumaentregas.com.br/empresas/ aqui e descubra como podemos te ajudar a entregar seus produtos com eficiência e agilidade. 

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